domingo, 23 de outubro de 2011

Lajeado


Perfil
Situado à margem direita do Rio Taquari, na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, o município de Lajeado foi fundado em 26 de janeiro de 1891. De lá para cá, a cidade passou por inúmeras transformações. Viu sua população crescer e, hoje, vem experimentando um desenvolvimento que consolida sua posição de pólo econômico, cultural, político-administrativo e educacional de destaque no Estado.
Além disso, um perfil tipicamente urbano projeta o município como a metrópole do Vale do Taquari, uma região integrada por 36 municípios e mais de 319 mil habitantes.

Metrópole do Vale
Localizada em região estratégica do Estado do Rio Grande do Sul, ao sul do Brasil, a cidade de Lajeado possui uma série de diferenciais responsáveis por projetar seu destaque sócio-econômico. Entre eles estão o acesso rodoviário para os diversos pontos do Estado, distância de apenas 117 km de Porto Alegre - a capital riograndense - fácil acesso à ferrovia e ao porto fluvial instalado junto ao Rio Taquari, mão-de-obra qualificada, além de outros atrativos.
Na área financeira, a cidade comporta os principais bancos que atuam no sistema financeiro brasileiro. São mais de 20 estabelecimentos de caráter privado e público que estão localizados na região central da cidade.
Sob o enfoque do desenvolvimento regional, integra-se a este cenário a Univates - Centro Universitário - uma instituição de ensino superior com mais de 10.000 alunos quem vem impulsionando novos projetos que estão gerando impacto no cenário econômico, tecnológico e social do município e de toda a região.
Na área de eventos, Lajeado conta com três feiras. A Expovale é a feira comercial, industrial e de serviços da região. A Construmóbil é a feira da construção civil, mobiliário e decoração do Vale do Taquari. Já a Agroind é a Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços para a Agroindústria Familiar.
E na área de saúde, a cidade desfruta da estrutura e dos serviços do Hospital Bruno Born, um dos mais modernos e avançados centros de saúde do Rio Grande do Sul.
Vista aérea de Lajeado

Localização privilegiada



Relação com outros Centros Econômicos
Lajeado apresenta relativa proximidade com Porto Alegre (capital do Estado do RS), vindo muitas vezes a suprir as necessidades internas do Município, no que se refere à obtenção de produtos, saúde e educação, podendo também apresentar razoáveis distâncias em relação a outros centros econômicos. No contexto geral, o município apresenta, apesar da distância com os Estados brasileiros ao norte, uma posição geográfica que oferece pontos favoráveis ao se tratar das relações entre estes, e alguns países do Mercosul, devido ao grande destaque que o Município tem no setor agro industrial o que faz com que, inúmeras empresas, de grande potencial concorram no mercado, não somente nacional como também internacional.

Fonte: http://www.lajeado-rs.com.br/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário